CI

Míldio

Cinza (Peronospora destructor) Culturas Afetadas: Alho, Cebola, Cebolinha, Chalota, Soja

Sinônimos: Peronospora schleideni e Peronospora schleideniana

Esta doença causa prejuízos na cultura do alho e em outras espécies do gênero Allium (cebolinha, cebola, alho-porró e outras).

Danos: Os sintomas ocorrem em qualquer fase de desenvolvimento da cultura, afetando folhas e hastes. O sintoma inicial é uma descoloração, que progride para uma mancha amarelada e alongada no sentido do comprimento da folha. Posteriormente, surge sobre essas lesões uma massa colorida, às vezes rosa/violeta ou bege, ou acinzentada. As folhas chegam até a quebrar nessas lesões. Alternaria e outros fungos são invasores freqüentes destas lesões, mascarando os sintomas do míldio e dificultando sua diagnose.

Controle: Evitar áreas localizadas nas baixadas, principalmente as que estejam sujeitas a neblinas, assim como os terrenos que não possuem boa drenagem. Entre outras medidas recomenda-se a adoção de maior espaçamento, proporcionando maior ventilação nas entrelinhas da cultura. As pulverizações com fungicidas sistêmicos são recomendadas assim que as condições ambientais forem favoráveis ao desenvolvimento da doença (temperaturas baixas, alta umidade do ar e presença de neblina). Os fungicidas indicados são Mancozeb, Oxicloreto de cobre, Captan ou Metalaxil/Clorothalonil. Recomenda-se o uso de fungicidas registrados para as culturas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.