CI

Dia de Campo em Flores da Cunha reunirá produtores de oito municípios da Serra

O evento acontecerá na propriedade da família Pagno


O evento acontecerá na propriedade da família Pagno

Um grande Dia de Campo será realizado no dia 15 de setembro em Flores da Cunha, envolvendo as 1.200 famílias de oito municípios da região (Antônio Prado, Bento Gonçalves, Ipê, Nova Roma do Sul, Nova Pádua, Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha) assistidas pela Emater/RS-Ascar através da Chamada Pública da Sustentabilidade. Com o tema "Semeando Ideias para Colher Alimentos", o Dia de Campo tem como objetivo divulgar tecnologias e processos mais eficientes para a produção agrícola e a sustentabilidade das propriedades rurais.

O evento, promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Flores da Cunha, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sicredi e Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, acontecerá na propriedade da família Pagno, na comunidade de Nossa Senhora do Carmo, a partir das 9h. Um dos temas que serão abordados por profissionais da Emater/RS-Ascar nas estações é a pulverização eletrostática, uma tecnologia nova na fruticultura, que reduz a perda de calda por deriva. Conforme o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Enio Todeschini, nas pulverizações convencionais há uma perda média de 60% das gotas que saem dos bicos, seja por deriva ou evaporação. Serão discutidas as vantagens e desvantagens dessa tecnologia e, principalmente, a dosificação de produto a ser usada.

Outros temas abordados serão alternativas de controle de doenças de solo em hortaliças: hidroponia, cultivo em substrato e enxertia do tomateiro, e manejo do solo e da água na fruticultura, com a demonstração de um cultivo sucessivo de plantas de cobertura do solo, com manejo sem uso de herbicidas, visando recompor a estrutura do solo e aumentar o nível de matéria orgânica, melhorando a fertilidade. 

Haverá ainda demonstrações técnicas sobre saúde e segurança do trabalhador (informações sobre contaminações com agrotóxicos, uso de EPIs e medição de pressão arterial), energia fotovoltaica, uma opção de redução de custos com energia no meio rural, regularização ambiental das propriedades rurais (que já tiveram o Cadastro realizado pela Emater/RS-Ascar), além de inventos de agricultores da região: máquina de colher uva e máquina de recolher pedras e uma suqueira desenvolvida pela Embrapa.

O Dia de Campo realizado em conjunto pelos oito municípios marca o coroamento das ações da Chamada Pública da Sustentabilidade, que está completando três anos na região e encerrando. Apesar disso, o coordenador da Chamada, o supervisor da Emater/RS-Ascar, Gilberto Bonatto, ressalta que as famílias continuarão a ser assistidas pela Extensão Rural. Ao longo desses três anos, foram realizados mais de mil eventos coletivos, como dias de campo, oficinas, reuniões e intercâmbios.

Mais informações sobre o Dia de Campo podem ser obtidas pelo telefone (54) 3223-5633 ou nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.