CI

Exportações de grãos ucranianos caem quase 18%

A Ucrânia é um grande produtor e exportador de grãos


Foto: Pixabay

As exportações de grãos da Ucrânia para a temporada 2022-23 caíram quase 18%, para 36,9 milhões de toneladas em 27 de março, devido a uma colheita menor e dificuldades contínuas causadas pela invasão da Rússia, informou a Reuters, citando dados do Ministério da Agricultura. Durante o mesmo período do ano passado, a Ucrânia havia exportado 44,8 milhões de toneladas de grãos.

As exportações até agora na temporada de julho a junho incluíram 12,6 milhões de toneladas de trigo, 21,7 milhões de toneladas de milho e 2,27 milhões de toneladas de cevada. Após um bloqueio de quase seis meses causado pela invasão da Rússia em 24 de fevereiro de 2022, três portos ucranianos do Mar Negro conseguiram reiniciar os embarques sob um acordo intermediado pelas Nações Unidas e a Turquia. A Iniciativa de Grãos do Mar Negro foi estendida recentemente por 60 dias, até 18 de maio.

A Ucrânia é um grande produtor e exportador de grãos, com produção esperada de 53 milhões de toneladas em 2022, abaixo do recorde de 86 milhões de toneladas em 2021. Funcionários do governo disseram que a Ucrânia pode colher 44,3 milhões de toneladas de grãos, incluindo 16,6 milhões de toneladas de trigo, em 2023.

As exportações de grãos da Ucrânia para 2022-23 haviam caído 32%, para 16,2 milhões de toneladas, informou a Reuters citando dados do Ministério da Agricultura. O total incluiu 6,3 milhões de toneladas de trigo, 8,6 milhões de toneladas de milho e 1,3 milhão de toneladas de cevada. O bloqueio de seis meses causado pela invasão da Rússia desacelerou as exportações. Três portos ucranianos do Mar Negro começaram a movimentar grãos novamente no final de julho, sob um acordo mediado pelas Nações Unidas e pela Turquia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.