Modelo de previsão de DNA pode acelerar a criação de banana

DESCOBERTA

Modelo de previsão de DNA pode acelerar a criação de banana

Esforços vinham sendo frustrados pela natureza estéril da planta
Por: -Leonardo Gottems
312 acessos

Uma equipe internacional de cientistas demonstrou pela primeira vez que é possível acelerar o melhoramento da banana usando modelos de previsão genômica que selecionam com precisão híbridos com as características desejadas. Os modelos usam os dados genéticos da planta para estimar sua utilidade na reprodução e prever as características físicas, como altura, rendimento e resistência a doenças, antes que a planta seja levada para o campo. 

O artigo, intitulado Genomic prediction in a multiploid crop: genótipo por interação de ambiente e efeitos de dosagem em habilidade preditiva na banana, publicado na The Plant Genome, provê a primeira evidência empírica no uso de predição genômica em uma população de banana. Esta fruta, que é um importante alimento básico e fonte de renda para milhões de pessoas em 120 países tropicais e subtropicais, é, por natureza, uma cultura estéril. 

Esforços para desenvolver variedades melhoradas de alto rendimento e resistentes a doenças são, portanto, frustrados pela natureza estéril da planta. Isso complica o processo de criação, tornando-o demorado e caro, além de levar até 20 anos para entregar variedades melhoradas aos agricultores. 

De acordo com Moses Nyine, do Instituto Internacional de Agricultura Tropical (IITA) e doutorando na Universidade Palacký, na República Tcheca, as descobertas do estudo apresentam um avanço significativo para o melhoramento de banana “diante da miríade de pragas e doenças que afetam a banana na África”. Nyine é o principal autor desse estudo.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink