Produtor pode usar inseticida inibidor da respiração celular
CI
Imagem: Pixabay
FERRAMENTA

Produtor pode usar inseticida inibidor da respiração celular

Os ácaros por exemplo, atingem diretamente produção, causando redução ou diminuindo a qualidade
Por: -Aline Merladete

A partir de agora os produtores de batata, berinjela, algodão, café, feijão, pepino, plantas ornamentais, rosa, soja e tomate tem disponível uma ferramenta importante para o combate dos temidos ácaros, pulgões e mosca branca. A multinacional Ascenza disponibiliza o Diador, um inseticida e acaricida “multialvo”, com princípio ativo o diafenthiuron 500, que inibi a respiração celular (ATP-sintase) mitocondrial das pragas sem causar danos a insetos benéficos e com baixa toxicidade em mamíferos e aves.

Este inseticida/acaricida é importante para que não haja prejuízo por conta do ataque das pragas. Os ácaros por exemplo, atingem diretamente produção, causando redução ou diminuindo a qualidade. “Eles podem atacar folhas e frutos, provocando necrose ou bronzeamento, perda de vigor, desfolha e/ou anomalia nas folhas mais novas, murchamento, atrofiamento e até a morte das plantas”, alerta a engenheira agrônoma, marketing e desenvolvimento no Brasil, Patrícia Cesarino.

Como age

O Diador afeta a respiração celular, e diretamente o processo de fosforilação oxidativa, que conforme explica Patrícia, este é um processo em que a energia obtida por meio da degradação das moléculas dos alimentos, como a glicose, é convertida em ligações nas moléculas de adenosina trifosfato (ATP). “Trata-se da etapa final da respiração celular, um processo de obtenção de energia realizado por alguns organismos na presença de oxigênio”, explica. Isso contribui diretamente para a morte dos ácaros e insetos-alvo.

Manejo de resistência

Outro fator importante a ser destacado é que o Diador é uma ferramenta muito relevante para o Manejo Integrado de Pragas (MIP), especialmente porque até agora não há casos relatados de resistência nas de ácaros ao diafenthiuron, seu princípio ativo.

assessoria*


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.