CI

Caracol

Caracoleta (Helix aspersa) Culturas Afetadas: Todas as culturas com ocorrência do alvo biológico

Sinônimo: Cornu aspersum

É um molusco que apresenta pele de cor acinzentada e úmida. Apresenta 4 tentáculos na porção anterior, sendo os 2 menores para alimentação e os dois maiores são longas estruturas onde estão localizados os olhos.

A concha é marrom-claro com manchas marrom-escuro contornando o espiral da mesma e a coloração da concha varia do claro (pálido) ao quase preto. A concha é grande e esférica, sendo sua superfície fina, brilhosa e praticamente sem perfurações, com "rugas" esculpindo sua forma. Um indivíduo adulto apresenta concha com 28 a 32mm de diâmetro. Representantes dessa espécie são mais ativos durante a noite por ser mais úmido; porém, pode ser observado durante o dia após uma chuva. São mais ativos nas temperaturas variando de 4,5 - 31,5ºC. Locomove-se por meio de um órgão muscular (pé muscular) que arrasta o corpo do animal. Existe no pé uma glândula que secreta um muco quase prata que é deixado para trás quando o indivíduo se locomove.

Danos: Causam danos em diversas culturas e podem ser transmissoras de parasitas para as pessoas e os animais domésticos. Os danos provocados na agricultura pelas fases jovem e adulta destes moluscos, se constituem no consumo parcial ou integral de plântulas, brotos, folhas, talos e até raízes das plantas hospedeiras. Além disso, os vegetais atacados geralmente apresentam rastros de muco e presença de fezes, que depreciam e até inviabilizam a sua comercialização.

Controle: De uma maneira geral, são de difícil combate, exigindo um manejo integrado de controle. Neste sentido é indicado dar destino adequado aos restos vegetais e dejetos animais, que são fontes alternativas de alimento para estes moluscos. Plantas que são preferencialmente hospedeiras e que não apresentam importância econômica devem ser eliminadas ou então reduzidas. Como medida profilática recomenda-se  eliminar os entulhos espalhados ou amontoados pela propriedade, reduzindo os locais de abrigo dos moluscos. Da mesma forma, a arejar os ambientes e facilitar a insolação, principalmente nas proximidades das edificações e lavouras, também são práticas capazes de reduzir a infestação desses animais.

Recomenda-se, também, o uso de produtos defensivos registrados para as culturas.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.