Lagarta da espiga do milho (Heliothis zea)
CI

Lagarta da espiga do milho

Broca grande do fruto (Heliothis zea)

Culturas Afetadas: Algodão, Soja, Tomate

Sinônimos: Helicoverpa zea, Heliothis obsoleta, Heliothis armigera, Noctua armigera, Heliothis peltigera e Heliothis umbrosus

Esta espécie de mariposa é considerada uma das mais importantes, pois tem preferência por atacar as partes comercializáveis das plantas. Pode ocorrer em abóbora, abobrinha, algodão, alho, berinjela, cebola, chuchu, ervilha, feijão, feijão-vagem, fumo, girassol, jiló, melancia, melão, milho, pepino, pimentão, soja, sorgo, tomate e trigo.

Danos: No milho, esta lagarta ovoposita nos estigmas e passa a atacar estes, ocasionando a redução da fertilização e do peso dos grãos. Os grãos mais novos também são atacados, sendo que o orifício deixado pela larva serve como porta de entrada para inúmeros microrganismos indesejáveis. Em outras culturas, como nas solanáceas, brocam os frutos, tornando-os imprestáveis para o consumo.

Controle: Em grandes áreas, o controle torna-se um problema, visto que as aplicações devem ser realizadas em direção às espigas, portanto, de forma manual. Realizar as aplicações com inseticidas específicos, registrados para as culturas.

Produto Produto Empresa Ingrediente Ativo
Atabron 50 EC Atabron 50 EC ISK Clorfluazurom