CI

Zoneamento para a cultura de milho no RS


O milho pode ser cultivado em praticamente todo o estado do Rio Grande do Sul (RS). Entretanto, ocorrem variações no rendimento de grãos entre anos e entre regiões do estado, causadas principalmente por deficiência hídrica. Dessa maneira, o trabalho objetivou delimitar áreas com menor risco de ocorrência de deficiência hídrica para milho no RS, por época de semeadura. A identificação de períodos favoráveis de semeadura para o cultivo de milho foi realizada com base em cálculos de balanço hídrico diário, considerando a interação entre local (clima) x ciclo das cultivares x período de semeadura x tipo de solo. Usou-se como referência as regiões de aptidão potencial e épocas de semeadura determinadas previamente pelo zoneamento agroclimático de milho no RS. Os resultados evidenciaram a existência de áreas com menor risco climático para semeadura de milho, e que essas áreas apresentam variações de acordo com o ciclo do híbrido/da cultivar, com o tipo de solo e com a época de semeadura. Dentre as regiões do estado destacam-se o Planalto, Alto e Médio Vales do Uruguai e Missões como as que possuem maior disponibilidade de áreas com menor risco climático para a cultura de milho, nas diversas épocas de semeadura.
 
Veja o artigo na integra clicando aqui.
 
Autores: Jaime Ricardo Tavares Maluf, Gilberto Rocca da Cunha, Ronaldo Matzenauer, Aldemir Pasinato, Márcia Barrocas Moreira Pimentel, Márcia Rodrigues Caiaffo e João Leonardo Fernandes Pires.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.