Ácaro da falsa ferrugem ou (Phyllocoptruta oleivora)

Ácaro da falsa ferrugem

(Phyllocoptruta oleivora)

Culturas Afetadas: Abacate, Abacaxi, Anonáceas, Cacau, Citros, Cupuaçu, Guaraná, Kiwi, Mamão, Manga, Maracujá, Romã

Sinônimos: Eriophyes oleivorus, Phyllocoptes oleivorus e Typhlodromus oleiverus

São ácaros que apresentam maior desenvolvimento populacional quando há aumento da umidade relativa do ar. Infesta folhas, ramos e frutos. Nestes últimos, causa danos às células epidérmicas que adquirem coloração ferruginosa e aspecto áspero.

Danos: Os sintomas mais evidentes do ataque deste ácaro aparecem nos frutos, que apresentam coloração escura característica no grupo das laranjas doces. Este sintoma é resultado da oxidação pelo contato com os raios solares com o óleo extravasado através do rompimento das glândulas da epiderme do fruto, em conseqüência do ataque do ácaro da falsa ferrugem. Em outros grupos de citros, como as limas e tangerinas, dentre outros, os frutos ficam com coloração prateada. Esses frutos ficam depreciados comercialmente, apesar de poderem ser utilizados na indústria. O ácaro da falsa ferrugem esta presente ao longo do ano em todas as variedades citrícolas e partes da planta.

Controle: As aplicações de produtos para o combate do mesmo devem ser iniciados quando a população de ácaros atingir o nível de dano econômico, ou seja, 10% dos frutos com mais de 30 ácaros por centímetro quadrado.

Deslize o dedo na tabela abaixo para movê-la horizontalmente
Mostrando 1 até 12 de 78