CI

Crespeira

(Taphrina deformans) Culturas Afetadas: Nêspera, Pêssego

A crespeira, causada pelo fungo Taphrina deformans, é uma doença importante para as culturas de nectarina, nêspera e pêssego, causando sérios danos nas folhas, atacando também ramos e frutos. Na Europa e nos Estados Unidos, essa é uma das principais doenças do pessegueiro.

Danos: Em folhas tenras observa-se o espeçamento, e à medida que se desenvolvem, encrespam e curvam-se para dentro, adquirindo coloração amarelo-avermelhada ou cinza-avermelhada e por fim caem. O desfolhamento precoce compromete a produtividade e a longevidade das plantas atacadas. Em ataques intensos, o fungo atinge botões florais, ramos do ano e frutos.

Controle: A aplicação preventiva de fungicida é recomendada, porém deve-se ter cuidado com a utilização de produtos à base de cobre visto que são fitotóxicos, principalmente para a cultura do pessegueiro. Usar produtos registrados para as culturas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.