O conteúdo solicitado não foi encontrado

Podridão branca

(Sclerotium cepivorum)

Culturas Afetadas: Alho

A podridão branca, causada pelo fungo Sclerotium cepivorum, é uma das mais importantes e destrutivas doenças fúngicas em espécies do gênero Allium. Essa doença tem grande incidência no campo, porém bulbos infectados e armazenados inadequadamente também apodrecem rapidamente.

Danos: Inicialmente observa-se um encharcamento da área infectada. Com a evolução da doença forma-se um micélio branco com a produção de pequenos escleródios de cor preta e ligeiramente arredondados. No armazenamento, com a colonização dos bulbos pelo fungo, em condições favoráveis, ocorre o completo apodrecimento dos tecidos.
 

Controle: A utilização de material propagativo sadio é uma das medidas mais eficientes de controle e redução de perdas no campo e no armazenamento. Durante a colheita deve-se evitar danos nos bulbos.  Para o armazenamento deve ser realizada uma boa cura e secagem do material vegetal, o qual deve ser armazenado em boas condições de temperatura, umidade e aeração.

O tratamento do material propagativo com fungicida é recomendado pela pesquisa. Recomenda-se o uso de produtos registrados para as culturas.

Deslize o dedo na tabela abaixo para movê-la horizontalmente