Adubação orgânica - Maturidade e estabilidade
CI
Manejos

Adubação orgânica - Maturidade e estabilidade

Entenda em que momento o adubo orgânico pode ser usado no solo.
Por:

Para um adubo orgânico ser utilizado de forma segura no solo, é imprescindível verificarmos o seu grau de estabilidade da matéria orgânica e ausência de componentes fitotóxicos, sementes indesejáveis e organismos patogênicos às plantas e/ou seres humanos. A presença destes elementos no solo pode resultar em efeitos negativos à produtividade do cultivo, através da redução de oxigênio na zona radicular ou da presença de compostos fitotóxicos.

A estabilidade é atingida quando a matéria orgânica de fácil biodegradação é totalmente degradada, já a maturidade quando temos ausência de fatores limitantes ao crescimento das plantas e, esta última, é avaliada por meio de bioensaios de crescimento vegetal. A estabilidade é difícil de ser mensurada, geralmente é avaliada através de parâmetros físicos e químicos como redução de temperatura, consumo de oxigênio, grau de autoaquecimento, CTC, efeitos fitotóxicos, conteúdo de MO e nutrientes e relação C:N. Já a maturidade, os índices mais representativos são os que medem a evolução dos ácidos húmicos (AH) e ácidos fúlvicos (AF), sendo a razão AH/AF considerada o melhor indicador de maturidade e humificação.

Muitos adubos orgânicos podem ser maturados através do processo de compostagem. Clique aqui para ler mais sobre este método.

No caso de lixo urbano e lodo de esgoto, Berner et al. (1998) desenvolveram alguns indicadores para avaliarmos a estabilidade e maturidade destes materiais orgânicos:

  • A humificação aumenta a CTC. Valores maiores que 60 cmolc/dm³ indicam a maturidade de composto de lixo urbano. A relação CTC/C-orgânico também é utilizada, sendo os valores de 1,7 mmol/g o limite inferior para a maturidade de composto de lixo urbano, e 1,9 mmol/g para lodo de esgoto;
  • Nitrificação: quando diminui a concentração de NH4+ e aparece o NO3-, o composto é considerado pronto para uso, pois o alto nível de NH4+ indica materiais pouco estabilizados. Para um composto de lixo urbano ser considerado maduro, deve ter o valor máximo de 0,04%. Quanto à relação C:N, valores entre 18 e 25 podem não ser limitantes, um manejo adequado pode reduzir a imobilização de N, como por exemplo a aplicação precoce em relação a semeadura ou aplicação na superfície sem incorporação. Por sua vez, uma maior relação C:N traz benefícios para a estrutura do solo e formação de matéria orgânica, melhorando a qualidade do solo.
  • As frações de carbono solúvel e de ácido fúlvicos normalmente diminuem durante o processo de compostagem devido aos seus elevados conteúdos de substâncias facilmente degradadas como aminoácidos ou açúcares. Assim, o valor de carbono solúvel menor do que 1,7% e o índice de maturidade (carbono solúvel/Nitrogênio orgânico) maior do que 0,55 são indicadores da maturação.
  • A relação AH/AF com valor maior do que 1,9 também é proposta como indicador de maturidade para compostos de lixo urbano e lodo de esgoto.

 

Continue lendo

Adubação orgânica - Introdução e vantagens

Adubação orgânica - Fontes, composição e eficiência

Adubação orgânica - Cálculo de nutrientes, relação C/N e associação com adubação mineral

Adubação orgânica - Manejo

Adubação orgânica - Qualidade/valor do adubo orgânico

Adubação verde - O que você precisa saber

Estercos - Adubos orgânicos de origem animal

Compostagem - Etapas, vantagens e manejo

Minhocultura / Vermicompostagem - Introdução e espécies

 

 

Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo

 

Referências:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO. Manual de Adubação e de Calagem Para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 10. ed. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2004.

EMBRAPA et al. MANUAL DE CALAGEM E ADUBAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 1. ed. Brasília, DF: Editora Universidade Rural, 2013.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.