CI

Irga promove curso de capacitação rural em Quarai/RS

O curso de regulagem de semeadoras acontece nesta sexta-feira (17), às 8h30min, na propriedade do arrozeiro Luiz Alberto Refatti


O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em parceria com o Sindicato Rural de Quaraí e Senar promovem curso de regulagem de semeadoras nesta sexta-feira (17), com início às 8h30, na propriedade do conselheiro do Irga do município de Quaraí, Luiz Alberto Refatti.

Segundo o chefe do Nate do Irga de Quarai, Marcelo De Marchi, o curso visa a capacitação dos produtores quanto as técnicas recomendadas em relação a densidade de semeadura e o volume de adubo a ser utilizado. Além de recomendações sobre adubação equilibrada, o curso aborda a época de semeadura, controle de invasoras, aplicação de nitrogênio, manejo da irrigação e as principais estratégias para obter altas produtividades.

O município ficou entre os primeiros lugares em produtividade no RS, com 7,7 toneladas por hectare em uma área de 12.461 hectares. “A meta para a próxima safra é alcançar 7,9 toneladas por hectare”, afirma o agrônomo.

De acordo com o técnico agrícola do Irga no município, Valter Guerreiro, a expectativa da área semeada é de 12.500 hectares, praticamente igual a do ano passado, isto porque a área semeada está ajustada à disponibilidade de água nos mananciais e este ano não houve investimentos na construção de novas barragens.

O município da Fronteira Oeste possui em torno de 30% da área semeada. Para De Marchi, o percentual é considerado baixo, “pois choveu bastante na segunda metade do inverno”, explica. “O clima dificultou os preparos do solo, e ainda há perspectiva de chuvas nos próximos dias, o que torna menor o número de dias úteis para trabalhar”, esclarece. O Irga recomenda que a área esteja semeada até o dia 10 de novembro.

As inscrições para o curso são limitadas e gratuitas. A atividade será realizada novamente no sábado (18), no mesmo local. O encontro se encerra às 17h30.

Será realizado também um curso de regulagem de pulverizadores. A data não está marcada até o momento.As informações são da assessoria de imprensa do Irga.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.