CI

Ácaro vermelho

(Allonychus brasiliensis) Culturas Afetadas: Ficus

Entre indivíduos machos e fêmeas do ácaro vermelho europeu ocorre acentuado dimorfismo sexual. As fêmeas apresentam o corpo globoso de cor vermelho-escuro com aspecto aveludado e medem cerca de 0,7 mm de comprimento. Longas cerdas, inseridas em protuberâncias brancas, ocorrem igualmente distribuídas na parte dorsal do corpo. Os machos são menores e mais esguios, têm abdome afilado e pernas longas. Apresentam cor amarelo-escuro ou amarelo-avermelhado, e as cerdas dorsais não estão inseridas em protuberâncias brancas.

Danos: O ácaro vermelho ataca as folhas das plantas provocando bronzeamento e dessecação, devido ao extravasamento do conteúdo celular. O ataque severo da praga diminui a área fotossintética da planta e com isso reduz o crescimento e a produção. A queda prematura de folhas ocorre sucedendo ao bronzeamento e interfere no armazenamento de reservas nutricionais pela planta, além de prejudicar a florada e frutificação efetiva. 

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.