CI

Broca das sementes

(Bephratelloides spp.) Culturas Afetadas:

O adulto é uma vespa de 6 mm a 9 mm de comprimento, com coloração preto--brilhante e abdome bastante desenvolvido.

Danos

A fêmea põe seus ovos sob a epiderme de frutos já bem formados. Após a eclosão, a pequena larva penetra no fruto, abrindo um orifício e fazendo galeria na polpa em direção à semente, onde vai se alojar e completar o seu desenvolvimento. Antes de empupar, a larva constrói uma galeria na polpa e é finalizada por um orifício na casca do fruto. Em seguida, a larva retorna à semente onde se empupa. Nos dois percursos, a polpa fica danificada e posteriormente vulnerável ao ataque de outros insetos e micro-organismos. Os sinais de dano são bastante visíveis devido ao grande número de furos de cerca de 2 mm que a fruta apresenta.

Controle

Recomenda-se o uso de produto registrados para a cultura/problema.

Nível de ação ou controle

Com base no resultado da amostragem, em até 100 frutos nas 20 plantas selecionadas ao acaso, recomenda-se o controle químico quando forem detectados pelo menos cinco frutos com sintomas, ou seja, um índice de pelo menos 5% de infestação.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.