CI

Cochonilha-rosada

Cochonilha-rosada-do-hibisco (Maconellicoccus hirsutus) Culturas Afetadas: Todas as culturas com ocorrência do alvo biológico

Sinônimos: Maconellicoccus pasaniae, Maconellicoccus perforatus, Paracoccus pasaniae, Phenacoccus glomeratus, Phenacoccus hirsutus, Phenacoccus quaternus, Pseudococcus hibisci, Spilococcus perforatus

Em clima-tropical leva de 23 a 30 dias para completar seu ciclo. Fêmeas são capazes de produzir de 200 a 600 ovos cada. Reproduzem-se de forma sexual e por partenogênese. Os machos não se alimentam e vivem poucos dias, até se acasalarem. Pode ocorrer cerca de 15 gerações por ano.Os ovos desta espécie são róseos, as ninfas são de coloração rosa-acinzentado, cobertas por cera branca farinhenta. As fêmeas adultas medem cerca de 3 mm de comprimento, ápteras, coloração rosada/salmão e possuem uma camada branca cerosa floculada cobrindo a superfície dorsal do corpo. Os machos são menores que as fêmeas, alaranjados, um par de asas e dois filamentos caudais cerosos.

Sintomas:
Ao se alimentar, injeta toxinas nas plantas causando: má formação das folhas e frutos, crescimento apical encarquilhado, seca e queda das flores, frutos menores, presença de fumagina e pode ocorrer a morte da planta.

Controle:

Controle biológico: ainda em estudo no Brasil, mas já foram constatados parasitóides himenópteros, pertencentes às famílias Aphelinidae, Braconidae, Encyrtidae, Eucoilidae, Platygasteridae e Signiphoridae.

Dentre as espécies predadoras e parasitóides da praga temos Anagyrus californicusCeraeochrysa sp., Chilocorus nigritaCryptolaemus montrouzieriCycloneda sanguinea, Exoplectra sp.,Gyranusoidea indica, Harmonia axyridisProchiloneurus sp. e Tenuisvalvae notata.

Controle químico: O controle químico é difícil pois o M. hirsutus fica protegido por uma camada cerosa que envolve o corpo e os ovos são protegidos pela secreção filamentosa no ovissaco, dificultando a ação dos inseticidas. Poda e eliminação do material infestado com a queima, podendo ser uma alternativa.

Recomenda-se o uso de produtos defensivos registrados para a cultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.