CI

Coró

(Liogenys sp.) Culturas Afetadas:

Uma das pragas de solo que acomete a cultura do milho é o coró (Liogenys sp), conhecido também como bicho bolo ou pão-de-galinha.

Os besouros (fase adulta do inseto) de todas as espécies, podem ser facilmente percebidos à noite, próximos a fontes de luz. A postura é realizada pelas fêmeas no solo e aproximadamente uma semana depois eclodem as larvas que se alimentam do sistema radicular das plantas. As larvas possuem cabeça marrom, corpo de coloração branco-amarelada e em forma de C. A ponta do abdômen é transparente e brilhante. As larvas de cada espécie podem ser diferenciadas pelo tamanho e pela disposição dos pêlos e espinhos na região ventral do último segmento abdominal.

Danos

O coró se alimenta das raízes da planta, diminuindo assim a capacidade dela em absorver água e nutrientes, afetando a produtividade final da lavoura. O inseto pode causar prejuízos significativos, sendo que a perda média pode chegar a 20%.

Controle

Para combater essa praga existem duas formas de controle químico: o tratamento de sementes e a aplicação de inseticida no sulco de plantio. Recomenda-se o uso de produtos registrados para a cultura.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.