Ferrugem do álamo

Ferrugem (Melampsora medusae)

Culturas Afetadas: Álamo

A ferrugem do álamo é a principal doença da cultura no viveiro e no campo. O fungo causa redução da área fotossintética do limbo foliar e, nos meses mais quentes do ano (dezembro a março), provoca desfolha precoce, principalmente em mudas e árvores de 1 a 2 anos de idade.

Alguns autores classificam Melampsora medusae como M. medusae f.sp. deltoides, a qual é nativa do leste da América do Norte, local de origem do álamo do leste, Populus deltoides. Isto explica a ocorrência de M. medusae no vale do Iguaçu, pois a maioria dos clones de álamo introduzida no Brasil é de P. deltoides puro ou híbrido.

Sabe-se que o patógeno afeta especialmente os clones puros ou híbridos de Populus deltoides, principalmente na Nova Zelândia, Austrália e EUA. Os hospedeiros alternativos são normalmente coníferas, tais como Larix laricina, Pseudotsuga menziesii, Larix decídua, Pinus banksiana e Pinus resinosa.

No Brasil, principalmente na Região Sul, estão sendo cultivadas diferentes variedades de álamo, a maioria é susceptível à ferrugem. Em nossas condições, não se tem conhecimento sobre a existência de hospedeiros alternativos.

Danos: Quando as plantas são infectadas precocemente pelo fungo, os prejuízos geralmente são maiores. O fungo provoca a formação de pústulas de coloração amarela a alaranjada sobre a superfície inferior e superior da folha. Posteriormente, as pústulas coalescem e tornam-se necróticas, resultando em queda prematura das folhas. Dessa maneira, a planta deixa de armazenar energia para passar o inverno, ocorrendo um menor crescimento das árvores no ano seguinte.

Controle: O controle através de cultivares resistentes é o método mais empregado nos países desenvolvidos.

As pulverizações devem ser iniciadas em meados de novembro e nos meses de janeiro e fevereiro, utilizando produtos sistêmicos (diferentes ingredientes ativos) intercalados com produtos de contato, evitando aplicações no período mais quente do dia. Pode-se adicionar espalhante adesivo à calda para melhorar a cobertura sobre as folhas, especialmente com os produtos de contato. Usar produtos registrados para a cultura.

Deslize o dedo na tabela abaixo para movê-la horizontalmente
Mostrando 1 até 12 de 17