CI

Ferrugem

(Puccinia spp. ) Culturas Afetadas:

O fungo Puccinia spp. é o agente causal da ferrugem em várias espécies vegetais, como plantas olerícolas e gramíneas de importância econômica.

Quando a doença ocorre em áreas que apresentam condições climáticas favoráveis, causa severas perdas por atacar todas as partes verdes da planta.

A ocorrência está vinculada a áreas onde as temperaturas são elevadas durante a primavera. Por esse motivo, não ocorre todos os anos em regiões de clima frio.

Danos: Os fungos do gênero Puccinia ocorrem em todas as partes verdes da planta, causando pústulas de ferrugem contendo uredósporos.

Dois a três dias após a penetração do fungo, ocorre a formação de manchas puntiformes e de coloração levemente amarelada no tecidos foliares.

Com o desenvolvimento da doença, as manchas apresentam-se salientes, aumentam de tamanho e tornam-se alongadas no sentido das nervuras, formando pústulas de coloração pardo-ferruginosa que rompem a epiderme, expondo os uredósporos do fungo.

BioecologiaPuccinia spp. produz uredósporos de coloração vermelho-alaranjada, os quais são disseminados principalmente pelo vento.

As condições ótimas para a infecção por Puccinia spp. incluem a ocorrência de baixa intensidade de luz na superfície das folhas e temperaturas elevadas.

Logo após a germinação dos uredósporos, a doença desenvolve-se rapidamente com o aumento da intensidade luminosa, causando a seca das folhas.

Controle:

Cultural: Uso de cultivares resistentes.

Químico: O uso de fungicidas sistêmicos registrados para as culturas.

 

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.