CI

Fungo de Armazenamento

(Penicillium sp) Culturas Afetadas: Algodão, Cevada, Maçã


Penicillium sp. vive como saprófita ou habitante natural do solo e são responsáveis por causar mofo. Não possui importância como agente de doença, exceto quando o hospedeiro apresenta-se debilitado.


Danos

Em condições ambientais favoráveis, Penicillium sp. pode estabelecer-se e desenvolver-se em qualquer substrato, mas os principais são frutas, grãos, vegetais e raízes.

Em sementes, este fungo provoca descolorações, redução na germinação, perda da matéria seca e alteração do valor nutricional. Quando a incidência do fungo é alta, as sementes simplesmente apodrecem, sem brotar; outras brotam, mas as mudas se deterioram antes de emergir.

Penicillium sp. está presente principalmente nos restos de cultura e  sementes contaminadas. A germinação dos esporos de Penicillium ocorre na faixa de temperatura entre 15 - 32 °C, sendo que o ótimo está entre 21 a 25 °C.

Sob condições de armazenagem, Penicillium sp. prolifera caso ocorram condições de 80 a 90% de umidade relativa do ar intergranular e 15 a 18% de teor de umidade dos grãos.

Controle

Práticas cuturais: Recomenda-se não deixar passar o prazo de colheita. As impurezas, grãos danificados e materiais estranhos devem ser removidos. Recomenda-se também a adoção de medidas para o controle de insetos e roedores, pois geralmente a proliferação dos fungos está associada ao ataque dessas pragas.

Controle químico: Utilização de produtos registrados para as culturas e grãos armazenados.

 

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.