CI

Gafanhoto

(Schistocerca pallens) Culturas Afetadas: Soja

O adulto mede cerca de 45 a 50 mm de comprimento, respectivamente, para macho e para a fêmea. A coloração é marrom avermelhada, asas anteriores são marrom avermelhadas e as posteriores são amarelo claras ou róseas. A fêmea realiza a postura no solo.

Danos: As formas jovens, logo após o seu nascimento, começam a se alimentar de plantas rasteiras e, posteriormente, atacam arbustos e até árvores. Permanecem sempre reunidas e se movem em conjunto. Somente à noite, em tempo frio ou de calor intenso, permanecem estacionadas, procurando abrigos. As formas jovens conhecidas como "saltões" causam danos consideráveis as culturas. Os adultos, reunidos em grandes nuvens, são extremamente vorazes. Como uma onda destruidora, danificam tudo por onde passam, não havendo obstáculos que possam detê-los.

Controle: O controle do gafanhoto deve ser feito visando tanto as formas jovens, como os adultos. Para o controle recomenda-se:

a) Marcar rigorosamente os logais de postura, bem como as dimensões das áreas e datas das posturas;

b) Evitar revolver a terra onde os gafanhotos colocaram ovos;

c) Quinze dias após as posturas, observar o nascimento das formas jovens;

d) Iniciar o controle logo após o nascimento, antes que se espalhem;

e) Caso já se tenham espalhado, localizar os locais de reunião e iniciar o controle ao anoitecer ou ao amanhecer, pois ficam concentrados devido ao frio e o controle é bem mais fácil;

f) O controle pode ser feito por meio de iscas ou pulverização utilizando-se inseticidas registrados para a cultura.

Recomenda-se o uso de produtos registrados para as culturas afetadas pela praga.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.