CI

Gorgulho do eucalipto

(Gonipterus scutellatus) Culturas Afetadas: Eucalipto, Todas as culturas com ocorrência do alvo biológico


Sinônimos: Dacnirotatus platensis, G. platensis, G. marellii

Esta espécie é vulgarmente conhecida por gorgulho do eucalipto, sendo considerada o principal besouro desfolhador de Eucalipto no mundo. É originário da Austrália e Tasmânia, encontrando-se distribuído na África, em vários países da região mediterrânea, na Ásia, América do Norte e na Europa. Na América do Sul, a praga encontra-se estabelecida na Argentina, no Chile, no Brasil.

Danos - Alimenta-se de ramos, brotos e folhas, causando redução no crescimento, malformações e eventualmente a morte das plantas hospedeiras. É um inseto desfolhador, que causa danos durante os estágios larval e adulto, atacando principalmente o terço superior da planta. No primeiro e segundo ínstares, as larvas raspam a superfície foliar, alimentando-se da epiderme e mesofilo, sem perfurar a epiderme oposta. Quando mais desenvolvidas, se alimentam de forma indiscriminada de qualquer área, principalmente das folhas e brotações jovens. Os adultos tendem a se alimentar nas extremidades das folhas e em ramos tenros. As folhas que não são totalmente consumidas tomam o aspecto de queimadas, o mesmo acontecendo com o broto vegetativo. Ao alimentar-se do broto principal provoca malformações do fuste e redução da altura da planta em torno de 30% de crescimento bianual. Quando as desfolhas são sucessivas durante quatro anos, podem ser detectados até 30% de morte das plantas. 

Controle - O método biológico, com o uso do parasitóide de ovos Anaphes nitens, tem se mostrado a melhor alternativa de controle de G. scutellatus. A espécie A. nitens ocorre na região sul do Brasil, onde a praga tem ocorrência esporádica. O uso do fungo entomopatogênico Beauveria bassiana nos adultos da praga também é considerada uma alternativa.  



 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.