CI

Lagarta-saia-justa-do-cajueiro

(Cicinnus callipius) Culturas Afetadas:

Cicinnus callipius é uma lagarta desfolhadora importante na cultura do caju.

Sintomas

A postura dos ovos é feita em galhos ou ramos e não nas folhas, diferentemente dos demais lepidópteras que atacam o cajueiro. As larvas alimentam-se inicialmente do parênquima das folhas. Nos últimos instares as larvas separam-se e cada uma se enrola em uma folha, onde permanecerão até a fase adulta. Antes de empuparem, as lagartas fixam seus abrigos em algum galho ou ramo e permanecem no interior desses abrigos até alcançarem a fase adulta.

Como sinais indicativos verifica-se a presença de folhas secas e rendilhadas na planta, bem como uma série de teias na planta que prejudica o desenvolvimento normal das brotações. Além disto, ocorre a desfolha das plantas atacadas, o que resulta na diminuição da área folear, afetando a respiração e fotossíntese. Inflorescências e brotações também podem ser atacadas, prejudicando a produção e desenvolvimento da cultura.

Controle

Recomenda-se o uso de produtos registrado para a cultura.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.