CI

Mancha foliar

(Cochliobolus spp) Culturas Afetadas: Dendê

Elaeis guineensis

Teleomorfo de Bipolaris incurvata

Sintomas

Os primeiros sintomas aparecem oito dias após a penetração do fungo, com lesões são arredondadas e com o diâmetro menor que 2 mm, coloração verde-clara e o centro mais escuro, além da formação de um halo amarelado. A partir destes sintomas a doença evolui para manchas ovais e alongadas no sentido da nervura dos folíolos, de coloração marrom-clara no centro e com uma cor mais escura na periferia, e o halo amarelo persiste. Em casos severos, as lesões coalescem e as margens dos folíolos tornam-se necróticas.

A mancha-foliar pode provocar danos significativos em plantios jovens, principalmente em viveiros, que além de prejudicar o estado fitossanitário das plantas, diminui o valor de mercado das mesmas. Nos casos mais severos, esse patógeno pode provocar a morte das plantas.

Controle

Em dosagens elevadas, o nitrogênio aumenta a susceptibilidade das plantas ao patógeno. Recomenda-se o uso de uma adubação balanceada, sem excesso de nitrogênio.

O controle mais utilizado é o químico, por meio da aplicação preventiva de fungicidas, direcionando-se o jato para a face inferior dos folíolos. Deve-se, ainda, remover as folhas infectadas.

Recomenda-se o uso de produtos registrados para a cultura.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.