CI

Nematóide das galhas

(Meloidogyne graminicola) Culturas Afetadas:

Meloidogyne graminicola é o nematoide predominante em cultivos de arroz irrigado no sul do Brasil e em outros países que produzem esse grão. É um nematoide bem adaptado à sobrevivência e multiplicação em áreas inundadas, sendo um fator limitante à produção da cultura nessas regiões. Dentre os métodos de manejo mais sustentáveis para os nematoides das galhas estão às rotações de culturas e variedades resistentes.

Danos:

M. graminicola danifica as plantas ao afetar o desenvolvimento de seus sistemas radiculares que são distorcidos por múltiplas galhas e desprovidas de raízes finas. Nos campos de arroz de terra firme e de várzea infestados por M. graminicola, quando as plantas estão em seus primeiros estágios de desenvolvimento vegetativo (início do verão), manchas de plantas mostrando crescimento deficiente, perda de vigor, nanismo e clorose com sistemas radiculares altamente afetados podem ser observadas. No final do verão e outono, os sintomas acima do solo podem regredir após a inundação e a fertilização, já que os fragmentos são colonizados pela vegetação de plantas de crescimento e perfilhamento. Nesta fase, os campos de arroz parecem mais uniformes, mas as plantas infestadas mostram uma produção pobre de cariopses e espiguetas vazias. Esses sintomas são mais evidentes em campos drenados do que em campos inundados. As raízes infestadas apresentam inchaços e galhas em forma de gancho características de diferentes formas e tamanhos, formados principalmente nas pontas das raízes. De acordo com a literatura, estima-se que M. graminicola pode reduzir a produção de arroz em 20 a 80%, dependendo do modo de cultivo (inundado ou seco), condições ambientais e estrutura do solo. Infestação severa e grandes galhas também podem ser observadas em ervas daninhas, como Alisma plantago, o Cyperus difformis, o Echinochloa crus-galli, o Heteranthera reniformis, o Murdannia keisa e Panicum dichotomiflorum, que podem apresentar os mesmos sintomas acima do solo que as plantas de arroz.

Controle:

Recomenda-se o uso de produtos registrados para a cultura.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.