Traça das flores e dos frutos novos (Hyalospila ptychis)
CI

Traça das flores e dos frutos novos

(Hyalospila ptychis)

Culturas Afetadas:

Sinômimo: Atheloca subrufella 

O adulto é uma mariposa pequena, com asas de cor parda, sendo as posteriores translúcidas e levemente mais claras que as anteriores, e mede de 1,4 a 1,8 cm de envergadura. A lagarta é branca, pigmentada no dorso, com listras longitudinais pardacentas ou rosadas, além de pontos pretos alinhados transversalmente; tem cabeça amarela e, no primeiro segmento torácico, uma placa dorsal semicircular amarela, subdividida ao meio. No último instar, atinge de 1,5 a 1,6 cm de comprimento.

Danos

As lagartas desenvolvem-se nas inflorescências recém-abertas do coqueiro, danificando as flores femininas, perfurando as brácteas dos frutos novos e penetrando neles. Alimentam-se dos tecidos do mesocarpo, fazendo galerias que interrompem o fluxo de seiva. Grande parte dos frutos atacados não completa o amadurecimento, caindo ainda bem pequenos. Frutos que atingem a maturação se deformam, perdem peso e o valor comercial. A infestação é notada pelo acúmulo de dejeções com fios de seda na superfície da flor ou do fruto pequeno.

Controle

Recomenda-se o uso de produtos registrados para a cultura.

Fotos

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.