Saúva limão (Atta sexdens rubropilosa)

Saúva limão

(Atta sexdens rubropilosa)

Culturas Afetadas: Geral, Eucalipto, Todas, Todas as culturas com ocorrência do alvo biológico

A saúva Atta sexdens rubropilosa constitui uma séria praga em sistemas agrícolas e florestais. Ocorre nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Paraná. Os ninhos são grandes e formados por várias câmaras. São insetos sociais, com várias castas.

Danos: As formigas operárias causam grande desfolha principalmente em plantas jovens, sendo consideradas pragas secundárias em culturas estabelecidas. Atacam quase todas as culturas, cortando folhas e ramos tenros, podendo destruir completamente as plantas. Em áreas de reflorestamente e pomares recém implantados, causam grandes danos, bem como em viveiros de mudas.

Controle: Pode-se fazer arações profundas nas panelas e a eliminação de poáceas (gramíneas) nativas, pois as formigas as usam para a criação do fungo que sustenta a colônia. O controle químico deve ser dirigido, visando a eliminação da rainha. Podem ser usados formicidas liquefeitos, iscas granuladas, pó ou através de termonebulização. A isca granulada dispensa o uso de aplicadores, já que as próprias formigas as carregam para o ninho.

Deslize o dedo na tabela abaixo para movê-la horizontalmente