Bicho furão (Gymnandrosoma aurantianum)
CI

Bicho furão

(Gymnandrosoma aurantianum)

Culturas Afetadas:

Sinônimo: Ecdytolopha aurantiana

É uma pequena mariposa, de cerca de 17 mm de envergadura, de coloração acinzentada, sendo as asas posteriores mais claras do que as anteriores e a cabeça alaranjada. A postura é efetuada nos frutos.  

Danos: As lagartas vivem em laranjas verdes ou maduras. Os frutos atacadas, quando ainda verdes, adquirem  uma coloração amarelo clara distinta da cor normal dos frutos maduros. Em frutos maduros, há formação de uma depressão sub-circular, de coloração marrom escuro, medindo cerca de 2 cm nasua maior largura, que pode ser confundido com danos produzidas pela mosca-das-frutas. Na polpa deteriorada ocorrem grânulos que são as dejeções da lagarta.

Controle: Pulverizações com inseticidas fosforados específicos, registrados para a cultura, logo após o aparecimento dos primeiros frutos, nas regiões onde o seu ataque é frequente. As iscas para controle de moscas das frutas, à base de melaço, são eficientes para controle de adultos desta espécie.

Produto Produto Empresa Ingrediente Ativo
Dipel Dipel Sumitomo Bacillus thuringiensis var. kurstaki cepa HD-1


Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.