CI

Cercosporiose

(Pseudocercospora abelmoschi) Culturas Afetadas: Quiabo


Sinônimo: Cercospora abelmoschi 

A cercosporiose é outra doença comum ao quiabeiro, porém apresenta importância secundária porque raramente causa sérios danos. Em condições de severidade alta, pode causar desfolha.

Danos: Este fungo causa manchas irregulares, sendo que na página inferior de tais lesões, é possível perceber um crescimento fuliginoso, de coloração olivácea e formato irregular na face abaxial, formadas pelas frutificações do fungo. Com a evolução da doença, estas manchas tornam-se amarronzadas, podendo afetar toda a área foliar e provocando a queda prematura da folha. Manchas de aspecto fuliginoso e formato irregular também podem ser observadas nos frutos.

Controle: Normalmente, a cultura do quiabeiro convive bem com a cercosporiose, o que justifica a não adoção de medidas de controle específicas para esta doença. A prática da rotação de culturas, por manter baixo inóculo, já é suficiente para evitar perdas com a doença. Ocasionalmente, em surtos epidêmicos, pode-se lançar mão do controle químico através de pulverizações quinzenais com oxicloreto de cobre.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.