Lagarta das folhas (Sarsina violascens)
CI

Lagarta das folhas

Lagarta dos eucaliptos (Sarsina violascens)

Culturas Afetadas: Eucalipto

Sinônimo: Turuena violascens

É uma espécie de grande importância econômica para as áreas plantadas com eucaliptos, geralmente provoca desfolha na planta.

São insetos conhecidos como 'mariposa violácea'. Os adultos apresentam coloração castanho violáceo, com estrias transversais nas asas anteriores e bege nas posteriores. As lagartas apresentam o corpo piloso, com duas linhas de bulbos dorso laterais de onde saem longas cerdas urticantes. São de coloração castanho esverdeada com manchas róseas. As crisálidas são castanho escuras, foscas, desprovidas de casulo e presas por fios de seda esparsos, entre folhas ou na axila de galhos finos.

Danos: Os danos são provocados porque as lagartas alimentam-se dos tecidos das folhas, o que pode provocar a desfolha total da planta.

Controle: Recomenda-se utilizar alguns parasitóides específicos para o controle da praga. Outro método que tem se mostrado eficiente é a aplicação de inseticidas biológicos à base de Bacillus thuringiensis.

Realizar pulverizações com inseticidas específicos, registrados para a cultura.

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.