CI

Lagarta militar

(Spodoptera sp.) Culturas Afetadas: Uva

Spodoptera é um gênero de mariposas da família Noctuidae. Muitos são conhecidos como insetos pragas. As larvas são chamadas às vezes de lagartas militares. As cerca de 30 espécies estão distribuídas em seis continentes.

Danos:  A lagarta militar corta as plântulas na região do colo, causando sua morte e  falhas na lavoura. Em lavouras de soja, especialmente na fase inicial da cultura, essas lagartas, durante o dia, são encontradas no solo, sob restos culturais ou sob torrões de terra, apresentando um hábito semelhante ao da lagarta rosca. À noite ou em dias nublados alimentam-se ativamente das plântulas.  As plantas de soja recém-emergidas também podem ser atacadas por outras lagartas do gênero Spodoptera, que perfuram ou destroem os cotilédones e as folhas.

Controle: Tratamento de sementes, para controle nas fases iniciais da cultura, e aplicação de inseticidas sistêmicos, que controlam bem a praga quando as condições de suprimento de água são satisfatórias. Em condições de déficit hídrico, os tratamentos anteriores devem ser suplementados com pulverizações direcionadas para a região do cartucho. Recomenda-se o uso de produtos registrados para as culturas.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.