CI

Mancha angular

(Septoria anacardii) Culturas Afetadas:

Danos

Os sintomas são limitados às folhas. Apresentam-se, inicialmente, como pequenas manchas visíveis de 1mm a 2mm de diâmetro, com um halo estreito, marrom-escuro a claro, tendendo para bege, com o centro amarelado, visto de ambos os lados da folha. As veias limitam a extensão das lesões, fato que empresta o nome mancha-angular à enfermidade. Em folhas jovens de plântulas, as manchas atingem até 4mm de diâmetro, eventualmente, unindo-se para formarem extensas áreas necrosadas. A ocorrência de desfolha prematura é comum, dependendo da variedade do cajueiro e da severidade de ataque 

A mancha-angular ocorre durante todo o ano, fato que assegura ao fungo sobrevivência contínua no próprio hospedeiro vivo. Os maiores índices de severidade no campo são verificados nos meses de abril a junho, que coincidem com o período de mais chuva. Aparentemente, a mancha-angular não depende mais de fatores climáticos do que outras doenças do cajueiro, como antracnose, mofo-preto e oídio. 

Controle

Recomenda-se o uso de produtos registrados para a cultura.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.