Piolho de São José (Quadraspidiotus perniciosus)

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Leia os Termos de Uso e a Termos de Privacidade.


CI

Piolho de São José

Cochonilha (Quadraspidiotus perniciosus)

Culturas Afetadas: Maçã, Pera, Pêssego, Uva

Sinônimos: Aspidiotus perniciosus, Comstockaspis perniciosa e Diaspidiotus perniciosus

Esta espécie é economicamente importante para as culturas da maçã, pêra, pêssego e uva, atacando principalmente os ramos e troncos das plantas.  Pode ser encontrada em diferentes regiões climáticas, porém o seu desenvolvimento é mais favorecido em locais onde o clima é temperado. A praga encontra-se distribuída nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Danos: Os sintomas são fáceis de serem reconhecidos, pois os ramos e troncos das árvores ficam revestidos por uma crosta de escama dos coccídeos. Quando a infestação é elevada e o ambiente é favorável, os galhos ficam totalmente cobertos. Os danos são provocados devido ao succionamento de seiva dos ramos e troncos e devido à introdução de toxinas, com isso a planta enfraquece e perde sua vitalidade, prejudicando a produção da cultura. Quando os frutos são atacados, aparecem manchas avermelhadas no local atingido, que torna-os imprestáveis para a comercialização.

Controle: Utilizar mudas de viveiros registrados. Arrancar os galhos que estiverem atacados e queimá-los.

Realizar pulverizações com inseticidas específicos, registrados para as culturas.