CI

Raízes-rosadas

(Phoma terrestris) Culturas Afetadas: Berinjela

Sinônimo: Pyrenochaeta terrestris

A doença afeta a cultura da cebola e do alho, causando sintomas de raízes rosadas, podendo, às vezes, provocar a morte da planta.

O fungo possui distribuição mundial, ocorrendo com maior freqüência nas regiões subtropicais e tropicais do globo. No Brasil, a doença está amplamente disseminada, mas ocorre com grande intensidade na Zona da Mata de Minas Gerais, nas regiões de Ubá, Rodeiro e Guidoval.

Além da cebola e alho, as plantas de pimenta, tomate, soja, trigo, melancia, pepino e berinjela, entre outras, também são hospedeiras de Phoma terrestris.

O fungo sobrevive no solo e em restos de culturas na forma de picnídio e clamidósporo. Água de irrigação, mudas e bulbilhos contaminados e implementos agrícolas atuam na disseminação do fungo. Os solos pobres em nutrientes potencializam a severidade do patógeno

A infecção das plantas é favorecida por temperatura em torno de 24 - 28°C e alta umidade do solo.

Danos - A doença pode ser observada em qualquer fase de desenvolvimento da planta, sendo mais comum no período próximo à maturidade. As plantas severamente atacadas são facilmente arrancadas, pois, geralmente, todo o sistema radicular já está afetado pelo fungo. 

As raízes das plantas infectadas apresentam coloração rosa, que posteriormente evolui para vermelha, púrpura, parda e finalmente torna-se preta. A evolução das cores depende da severidade da doença e, geralmente, durante esse processo também ocorre o enrugamento dos tecidos, resultando em morte de toda a raiz. 

Nas variedades susceptíveis pode ocorrer seca a partir das extremidades apicais da folha.

Controle - As cultivares do grupo Barreiro e Cojumatlan apresentam boa resistência ao fungo.

Para o estabelecimento da cultura, o produtor deve escolher áreas isentas do patógeno e utilizar apenas bulbos e mudas sadias. Recomenda-se também a rotação de culturas e a solarização do solo.

Recomenda-se o uso de produtos registrados para as culturas.

 

 

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.