CI

Besouro

Escaravelho (Cryptolestes ferrugineus) Culturas Afetadas: Todas as culturas com ocorrência do alvo biológico

Descrição

Insetos de coloração castanho-claro, medindo até 2,5 mm de comprimento, cabeça provida de duas longas antenas, filiformes e projetadas para a frente e que pode alcançar até 2/3 do comprimento total do corpo.

A fêmea deposita seus ovos na superfície dos produtos ou nas fendas dos grãos, podendo realizar a postura de 300 e 400 ovos durante o período de oviposição. As larvas são de coloração amarelada, delgadas e compridas com a cabeça marrom. No último seguimento abdominal, possui uma bifurcação de coloração escura. Têm um tamanho que varia de 1 a 4 mm de comprimento.

Bioecologia

Após a eclosão, as larvas procuram alimento, preferindo o germe do grão. Quando as larvas completam seu desenvolvimento, tecem um casulo para empupar. A espécie não consegue sobreviver em condições de umidade abaixo de 50%, necessitando de locais úmidos para sobreviver. Adultos vivem de 6 a 9 meses. A presença da praga indica alta umidade e temperatura e também a presença de outras pragas, sejam insetos ou fungos. Larvas e adultos alimentam-se externamente dos grãos e produtos armazenados.

Danos
É uma praga comum de produtos armazenados. As larvas alimentam-se de grãos que já foram danificadas posteriormente, atacando diversos tipos de grãos e farinhas e também frutas secas, nozes, tortas e outros produtos. Preferem locais com alta umidade e que já haja outras pragas atacando o produto armazenado. Pode ser encontrada em moinhos e maquinários com restos de moagem. Larvas e adultos alimentam-se externamente dos grãos e produtos armazenados. Os grãos atacados estragam e tornam-se impróprios para o consumo.

Controle

É recomendado que seja feito o controle através de atmosfera controlada com a privação de oxigênio, resfriamento dos produtos para diminuir o crescimento das população, fornecer ventilação aos locais de armazenamento para diminuir a umidade do local e limpeza mecânica dos grãos. Recomenda-se o uso de produtos registrados para as culturas afetadas.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.