CI

Cercosporiose-do-quiabeiro

Mancha foliar de cercospora (Cercospora hibiscina) Culturas Afetadas: Quiabo

 

SinônimoPseudocercospora hibiscina

A cercosporiose é uma doença comum no quiabeiro, porém apresenta importância secúndaria porque raramente causa sérios danos. Em condições de alta severidade, pode causar desfolha.

Sintomas: A cercosporiose causa manchas irregulares, maiores que as anteriores. Na página inferior de tais lesões, é possível perceber um crescimento fuliginoso, constituído por frutificações do fungo.Os esporos de Cercospora são bastante longos e multiseptados, sendo produzidos nas extremidades de conidióforos que apresentam-se agrupados em feixes. A doença é favorecida por condições de temperatura e umidade elevadas, o que explica a maior ocorrência da doença durante verões chuvosos. A disseminação dos conídios produzidos nas lesões ocorre principalmente através do vento.

Controle: Normalmente, a cultura do quiabeiro convive bem com a cercosporiose, o que justifica a não adoção de medidas de controle específicas para esta doença. A prática da rotação de culturas, por manter baixo inóculo, já é suficiente para evitar perdas com a doença. Ocasionalmente, em surtos epidêmicos, pode-se lançar mão do controle químico. Recomenda-se o uso de produtos defensivos registrado para a cultura.
 

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.