CI

Cigarrinha verde

(Empoasca vitis) Culturas Afetadas:

É um inseto de cor verde clara, amarela e por vezes rosada, variando de intensidade consoante a espécie. Os ovos das cigarrinhas-verdes são postos junto das nervuras principais da página inferior da folha ou nos pecíolos. A cigarrinha-verde prefere a página inferior das folhas onde passa a maior parte do tempo e onde é bastante ativa.

Danos

As cigarrinhas-verdes são fitófagas e da sua atividade alimentar resultam algumas deformações da superfície da folha, a alteração na coloração e a morte de áreas de tecido foliar. O seu ataque pode causar sintomas nas folhas jovens, que ficam descoloradas, avermelhadas em castas tintas e amareladas em castas brancas e que vão secando marginalmente dando um aspeto queimado “hopper’s burn”. A presença do inseto pode ser facilmente identificada na página inferior das folhas, onde observamos a rápida deslocação oblíqua das ninfas e dos adultos bem como a presença das exúvias transparentes provenientes das repetidas mudas dos estádios ninfais. As lesões provocadas pela picada tóxica da saliva da E. vitis quando esta se alimenta da seiva das folhas podem incidir sobre as nervuras secundárias da folha. O amarelecimento e as necroses das folhas são facilmente observados das margens para o interior do limbo, estendendo-se pela região internervar mantendo-se apenas verdes as nervuras principais. Estas manchas evoluem para necroses, dando origem ao aspeto “queimado”, sintoma característico dos ataques desta praga. Em muitos casos, verifica-se também o enrolamento das folhas afetadas, mais acentuado nas castas brancas.

Controle

Recomenda-se o uso de produtos registrados para a cultura.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.