Cochonilha escama vírgula (Lepidosaphes beckii)
CI

Cochonilha escama vírgula

(Lepidosaphes beckii)

Culturas Afetadas: Citros

Sinônimo: Mytilococcus beckii

São cochonilhas vulgarmente conhecidas por escama vírgula, pois são semelhantes a uma vírgula. Atacam a cultura do citros, macieira, pêra e pêssego.

Danos: Extraem grande quantidade de seiva para a sua alimentação, causando depauperação da planta. O aparecimento de fumagina é favorecido devido à grande quantidade de líquido açucarado, o que impede a fotossíntese.

Controle: Para controlar as cochonilhas providas de carapaça normalmente usam-se pulverizações com óleos emulsionáveis a 1% (1 L de óleo para 100 L de água), aplicados fora das horas mais quentes do dia para não provocar queimaduras. As aplicações devem ser feitas preferencialmente de setembro a novembro, que é a época de início das infestações. Para aumentar a eficiência deve-ser misturar ao óleo um inseticida específico registrado para as culturas, na metade da dosagem normalmente recomendada.

Em substituição a esta mistura, pode-se fazer, também, pulverizações com inseticidas específicos, registrados para as culturas.



Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.