CI

Ferrugem

(Uromyces pisi-sativi) Culturas Afetadas: Ervilha

Sinônimo: Uromyces pisi

A ferrugem da ervilha é causada pelo fungo Uromyces pisi-sativi. É um fungo cosmopolita e ocorre também nas culturas da lentilha, feijão-vagem, entre outras hortaliças leguminosas.

Danos: A ferrugem ocorre principalmente nas folhas. Inicialmente produz lesões que rompem a epiderme, formando pústulas de ferrugem de coloração marrom-avermelhada nas duas faces da folha, com grande produção de esporos. Em ataques severos, as folhas ficam amareladas, secam e caem.

Controle: Rotação de cultura, remoção de resíduos culturais, redução da densidade de plantas e escolha da época de plantio são medidas capazes de diminuir a incidência da ferrugem.
 

Pode ser obtido um controle eficiente com o uso de fungicidas de contato usados de maneira profilática para uma ação protetora. Fungicidas sistêmicos apresentam-se eficientes em ação curativa, porém podem induzir a resistência por parte do patógeno, quando um mesmo produto é utilizado seguidamente por períodos sucessivos.

No controle químico, as aplicações devem ser recomendadas de acordo com as condições do ambiente, susceptibilidade das plantas e tipo de cultivo. Usar produtos registrados para a cultura.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.