CI

Gomose

(Phytophthora nicotianae) Culturas Afetadas:

Phytophthora nicotianae é polífago, podendo causar a mesma doença em várias espécies vegetais. Desta forma, sua distribuição é generalizada em todos os solos cultivados e seus prejuízos variam com as condições de cultivo e com os planos de rotação empregados.

Danos: Estes organismos, quando presentes na sementeira, causam invariavelmente tombamento de pré e pós emergência, resultando na formação de reboleiras.
No campo, em plantas já desenvolvidas, os sintomas são variáveis. No geral, manifestam-se como enfezamento, amarelecimento de folhas basais e podridão do colo e das raízes. Anelamento e tombamento também podem ocorrer. As plantas atacadas raramente atingem desenvolvimento normal.

Controle: Para o controle da doença nas sementeiras recomendam-se:

a) A melhor forma de controle é o uso de cultivares resistentes;

b) Escolher do local, preparo do solo, adubação orgânica isenta de patógenos, água de irrigação livre de contaminação, drenagem e irrigação bem dosadas, além de realizar tratamento preventivo de sementes e do solo com fungicidas registrados para as culturas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.