CI

Mancha bacteriana

Mancha bacteriana zonada, mancha bacteriana das folhas, queima bacteriana da folha, queima bacteriana da folha (Pseudomonas cichorii) Culturas Afetadas: Crisântemo , Eucalipto, Eucalipto (Viveiro), Melancia, Melão

A bactéria Pseudomonas cichorii pode provocar perdas significativas em locais de plantio com condições climáticas favoráveis e grande quantidade de inóculo. Essa bactéria está amplamente distribuída no Brasil, atacando as culturas da batata, beterraba, cebola, crucíferas, cucurbitáceas, ervilha, feijão-vagem, pimentão e tomate.

Danos: A doença pode ocorrer em todos os estágios de desenvolvimento da planta, causando lesões de coloração escura nas folhas.

Controle: Recomenda-se a utilização de mudas sadias no plantio, realizar rotação de cultura com espécies não hospedeiras, evitar ferimentos durante os tratos culturais, o terreno dever estar sempre bem drenado, controlar insetos mastigadores, causadores de lesões, suspender (se possível) a irrigação em plantios infectados.

As sementes devem ser tratadas por imersão em solução de antibiótico estreptomicina. A utilização de fungicidas cúpricos também é eficiente no controle dessa bacteriose.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.