CI

Pulgão

Pulgão-da-mostarda, Pulgão-do-nabo (Lipaphis erysimi) Culturas Afetadas: Mostarda

Sinonímias: 

Aphis mathiolellae, Hyadaphis erysimi, Hyadaphis pseudobrassicae, Lipaphis pseudobrassicae, Rhopalosiphum erysimi, Rhopalosiphum pseudobrassicae, Siphocoryne indobrassicae.

Descrição:

O primeiro, segundo, terceiro e quarto instares duram respectivamente 1-2, 2, 2 e 3 dias. Adultos ápteros: apresentam variações de cores como verde-amarelado, verde-acinzentado e verde-oliva. A fêmea mede de 1,2 a 2,4 mm de comprimento. Cada fêmea produz cerca de 50 ninfas durante seu ciclo de vida. Adultos alados: possuem abdômen verde escuro com listras laterais e asas com nervuras pretas. A fêmea mede de 1,4 a 2,2 mm de comprimento. Cada fêmea produz cerca de 31 a 40 ninfas durante seu ciclo de vida. Duração total da fase de adulto é de 32 a 34 dias.

O maior pico de abundância desse pulgão ocorre entre abril e novembro. Possuem ciclo de vida curto mas alta capacidade reprodutiva. Vetor do Zucchini yellow mosaic virus (ZYMV) e Cucumber mosaic virus.

Sintomas:
Sucção de seiva e introdução de toxinas causam o encarquilhamento e cloroses das folhas e brotações. Presença de fumagina. Plantas infectadas por Zucchini yellow mosaic virus (ZYMV): severa redução no tamanho da planta e da produção. Frutos malformados e rachados. As folhas com sintomas de mosaico, com áreas verdes e amareladas, bolhosidades e necrose.

Controle: 

Controle biológico: Os fungos entomopatogênicos Metarhizium anisopliae, Beauveria bassiana e Entomophthorales e dos parasitóides Aphidius colemani e Diaeretiella rapae  foram descritos como parasitas desse pulgão. Além disto, foram descritos predando esse pulgão adultos de Carabidae, larvas de Aphidoletes sp, adultos de Dolichopodidae, formigas dos gêneros Camponotus spp e Solenopsis spp, adultos e larvas das joaninhas Azia luteipes, Cycloneda sanguinea, Eriopis connexa, Harmonia axyridis e Psyllobora sp, as larvas e adultos dos sirfídeos Allograpta exotica e Ocyptamus gastrostactus, a vespa Protonectrina sylveirae, a tesourinha Doru luteipes e diversas espécies de aranhas.

Controle químico: Recomenda-se o uso de produtos registrados para a cultura.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.