CI

Ferrugem

(Puccinia allii) Culturas Afetadas: Alho, Cebola, Chalota

Sinônimo: Puccinia porri

Esta é uma doença comum e importante na cultura do alho, e a severidade com que ocorre depende do estágio de desenvolvimento da cultura e das condições climáticas, podendo causar grandes prejuízos devido à queda significativa de produção em plantios tardios quando coincidem as condições ótimas de frio para o desenvolvimento da doença.

Danos: O fungo Puccinia allii, em condições favoráveis, pode ocorrer em qualquer fase de desenvolvimento da planta. Inicialmente, há a formação de pequenas pústulas elípticas, de coloração esbranquiçada, recobertas pela cutícula no limbo da folha. Com a evolução da doença, há o rompimento da cutícula, com a exposição de uma massa pulverulenta de coloração amarela contendo uredósporos do fungo. Em fase mais avançada, com a formação dos teliósporos do fungo, a massa pulverulenta proveniente das pústulas adquire uma coloração marrom-escura a preta. Em condição de alta severidade da doença pode ocorrer o amarelecimento e morte das folhas. Em conseqüência do depauperamento das plantas atacadas, há redução no tamanho dos bulbos.

Controle: Realizar rotação de cultura em locais com alta severidade da doença, evitar plantio em solos compactados e mal drenados, não manter as folhas molhadas por muito tempo, evitar o adensamento de plantas e realizar adubações equilibradas, principalmente com nitrogênio e potássio.

O controle químico é efetivo com pulverizações realizadas principalmente nos períodos favoráveis à doença e logo após o aparecimento dos primeiros sintomas. Recomenda-se a utilização de produtos registrados para as culturas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.