Broca-do-morango (Lobiopa insularis)
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,200 (0,72%)
| Dólar (compra) R$ 5,63 (0,59%)

Broca-do-morango

(Lobiopa insularis)

Culturas Afetadas: Morango

Estes insetos provocam sérios prejuízos nas plantações, pois atacam diretamente o produto a ser comercializado. Podem também ser encontrados atacando frutos de goiaba e manga.

Este coleóptero apresenta o corpo ovalado e achatado, além de uma coloração marrom-clara acompanhada de manchas escuras e amarelas na região do dorso. Os ovos são colocados nos frutos maduros, mais exatamente nas cavidades provocadas por esses insetos durante a alimentação.

As larvas apresentam o corpo alongado, coloração branca e três pares de pernas. É possível ainda observar uma certa quantidade de pêlos em seu corpo.

Danos - Os adultos e as larvas atacam os frutos, danificando-os de forma considerável, sendo que os prejuízos podem chegar a 20% em algumas lavouras. Esse ataque também favorece a entrada de microrganismos, o que contribui para um menor período de armazenamento.

Controle

Controle cultural - Evitar que os frutos permaneçam maduros por muito tempo no campo e eliminar todos os frutos que estiverem atacados.
 
Controle químico - Utilizar iscas juntamente com inseticidas específicos. Recomenda-se o uso de produtos registrados para a cultura.

Anúncios que podem lhe interessar

Fotos

Deslize o dedo na tabela abaixo para movê-la horizontalmente