Mancha-de-Alternaria (Alternaria raphani)
CI

Mancha-de-Alternaria

(Alternaria raphani)

Culturas Afetadas: Nabo, Rabanete

A doença é causada pelo fungo Alternaria raphani, o qual é transmitido por sementes infectadas.

Sintomas: A infecção pode iniciar pelas folhas das plântulas. Os esporos produzidos nestes tecidos são disseminados pelo vento e a doença se alastra com o molhamento proveniente de clima úmido na primavera. Inicialmente os sintomas aparecem como manchas arredondadas em formato de alvo nas folhas, mas podem se disseminar para caules e síliquas. As síliquas podem ficar tomadas de manchas causando chochamento de grãos. Alternaria acelera a secagem das síliquas infectadas, causa deiscência e conseqüentemente, a queda de grãos antes da colheita. Assim, na colheita já se observam plântulas de canola emergidas.

Controle: Recomenda-se usar sementes com sanidade garantida para evitar falhas no estande, durante e após a emergência. Além disto, recomenda-se fazer rotação com culturas não crucíferas por três anos no mínimo, bem como o controle de plantas espontâneas de canola neste período.

Recomenda-se o uso de produtos defensivos registrados para a cultura.

Fotos

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.