Pulgão do algodoeiro

Pulgão (Aphis gossypii)

Culturas Afetadas: Abacate, Abacaxi, Abóbora, Abobrinha, Algodão, Alstroemeria, Amendoim, Anonáceas, Batata, Begônia, Cacau, Celósia, Crisântemo , Cupuaçu, Gérbera, Girassol, Guaraná, Hibisco, Kiwi, Mamão, Manga, Mangaba, Maracujá, Melancia, Melão, Orquídea, Pepino, Pimentão, Plantas ornamentais, Poinsétia , Romã, Rosa

São insetos de tamanho pequeno, coloração variando do amarelo claro ao verde escuro. Vivem sob as folhas e brotos novos das plantas, sugando a seiva. 

Danos:  Os pulgões, ao sugarem a seiva, picam a planta com o seu aparelho bucal sugador, produzindo o encarquilhamento das folhas e deformação dos bortos, prejudicando seriamente o seu desenvolvimento, uma vez que a planta torna-se sensivelmente depauperada. Além disto, ao expelirem um líquido açucarado, atraem formigas e favorecem, também, a formação de fumagina (Capnodium spp.), o que dificulta a respiração e a fotossíntese da planta, contribuindo para seu enfraquecimento.

Os pulgões também estão relacionado à transmissão de vírus causadores de diversas enfermidades na cultura do algodão, como o "vermelhão".

Controle: Fazer uso de inseticidas sistêmicos específicos, conforme recomendação do fabricante.

Deslize o dedo na tabela abaixo para movê-la horizontalmente
Mostrando 1 até 12 de 163