CI

Queima-de-ascochyta

(Ascochyta rabiei) Culturas Afetadas: Grão-de-bico

A doença é causada pelo fungo imperfeito Ascochyta rabiei. Os sintomas causados pelo fungo são bastante evidentes na cultura do grão-de-bico. Esse fungo, que é transmitido por sementes, é favorecido por alta umidade relativa do ar e por isso tem pouca importância no caso de lavouras de grão-de-bico na Região Centro-Oeste, ao contrário da Região Sul onde pode tornar-se fator limitante da produção. Tem causado problemas apreciáveis em extensas áreas do oeste asiático, Espanha e norte de Marrocos.

Sintomas: As lesões ocorrem freqüentemente nas folhas e vagens. Nas folhas, as manchas são pequenas (2 a 5 cm de diâmetro), arredondadas ou irregulares, de aspecto zonado e com coloração acinzentada no centro e margens mais claras, podendo-se observar os picnídios (pontuações pretas) do patógeno. Quando a infecção ocorre nas vagens novas, formam-se cancros escuros que podem atingir as sementes, enquanto que nas vagens mais velhas observa-se apenas aparecimento de picnídios.

As sementes constituem a mais importante via de disseminação do patógeno de um campo para outro, sendo capaz de permanecer viável nas sementes infectadas por pelo menos dois anos. No campo, a disseminação é feita pela água da chuva e pelos ventos. O desenvolvimento da doença é favorecido por alta umidade relativa (acima de 80%) e temperaturas entre 20 e 27ºC.

Controle: A principal medida de controle é o uso de sementes sadias produzidas em regiões secas, que deve ser aliado ao plantio em épocas secas e irrigação controlada, destruição de restos culturais por aração e rotação de culturas por três a quatro anos.

Recomenda-se o uso de produtos defensivos registrados para a cultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.