CI

Ferrugem da folha

(Puccinia triticina) Culturas Afetadas: Aveia, Centeio, Cevada, Milheto, Milho, Sorgo, Trigo, Triticale

Sinônimos: Puccinia recondita e Puccinia recondita  f. sp. tritici

A ferrugem da folha do trigo é considerada a ferrugem mais comum desta cultura, ocorrendo em diversas regiões produtoras do Brasil, sendo que as perdas causadas por esta doença podem chegar à ordem de 50% em rendimento de grãos. O patógeno apresenta raças, sendo que algumas podem parasitar cultivares específicas de cevada e triticale.

Danos: A ferrugem da folha manifesta-se em todos os órgãos verdes, desde o aparecimento das primeiras folhas até o amadurecimento da planta. Inicialmente aparecem pequenas urédias arredondadas, de coloração amarelo-alaranjada, ocorrendo preferencialmente na face superior das folhas e estendendo-se às bainhas. Com a evolução da doença, formam-se as pústulas teliais, as quais são pretas, ovais e permanecem recobertas pela epiderme até o final do ciclo da planta.

Controle: O uso de plantas resistentes é a medida de controle preferencial. Outra medida de controle é a redução das fontes de inóculo primário através da eliminação das plantas de trigo voluntárias.

O uso de fungicidas sistêmicos do grupo dos triazóis apresenta controle efetivo nos cultivares susceptíveis. Usar produtos registrados para as culturas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.