CI

Pulgão

(Rhopalosiphum maidis) Culturas Afetadas: Milheto, Milho, Sorgo

Sinônimos: Aphis maidis e Siphonapis maidis

A praga ataca as partes jovens da planta, como o cartucho e as gemas florais, mas pode atacar o pendão também. O principal dano causado por esta praga estão relacionados à transmissão do vírus do mosaico, que pode ocorrer com qualquer densidade de população, principalmente quando as formas aladas estão presentes, já que transmissão do vírus se dá por via mecânica, através da picada de prova.

Danos: As populações do inseto ficam sobre as folhas, quando em altas densidades, provocando murchamento das mesmas em época de seca, em virtude da intensa atividade de sucção. Quando ocorre a infecção da planta pela transmissão do vírus, estas apresentam sintomas no limbo foliar na forma de um mosaico de cor verde claro sobre um fundo verde escuro.

Controle: Tratamentos de sementes, o uso de métodos culturas e a eliminação de hospedeiros nativos do pulgão que sejam compatíveis para o vírus (poáceas de forma geral) são medidas eficientes..

O controle biológico exercido por inimigos naturais (predadores e parasitóides) exerce manutenção no equilíbrio da população bastante eficiente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.