CI

Septoriose

Mancha de Septoria (Septoria dianthi) Culturas Afetadas: Cravo

A mancha de Septoria ou septoriose na cultura do cravo (

Dianthus caryophyllus) é causada pelo fungo Septoria dianthi. Quando a septoriose ocorre nas flores causa escurecimento e apodrecimento, inviabilizando a comercialização.

Danos: Nas folhas, o fungo causa manchas amareladas, com contornos circulares, que escurecem com o tempo. Essas manchas podem coalescer, ocupando grandes áreas da folha. Ocorrências muito severas podem resultar no secamento prematuro das folhas. Sobre as manchas pode ser vista uma massa branca, que são os esporos do fungo, os quais se desenvolvem no interior de picnídios.

Controle: Deve-se evitar a presença de água livre sobre a superfície das folhas e promover uma boa circulação de ar dentro das estufas.

O uso de fungicidas de contado em pulverizações cobrindo toda a superfície foliar é efetivo no controle da doença. Recomenda-se o uso de produtos registrados para a cultura.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.